sábado, 3 de setembro de 2011

ALMANAQUES


Os almanaques durante décadas cumpriram a função de informar e entreter, eram distribuídos principalmente por farmácias, pois incentivavam a venda de artigos de perfumaria e remédios, faziam papel de cartilha, auxiliando adultos e crianças na alfabetização e no aprendizado da leitura, e divulgavam novos hábitos de higiene, colaborando com a prevenção de doenças e o saneamento urbano.
Os astrólogos e os médicos que redigiam estes almanaques não se limitavam a indicar o curso dos astros e as festas do ano, eles acrescentaram também as profecias sobre o tempo, sobre a política, etc., que deram grande popularidade a seus livros.
Constituídos por diferentes estilos literários, os almanaques atingiam uma diversidade de leitores, esta variedade de temas abordados despertava o desejo de se continuar lendo, atingindo a um público diversificado.
Os almanaques provocam uma leitura útil e lúdica, reúnem depoimentos, desenhos, atualidades, vida de santos, retratos, adivinhações, poesias, técnicas agrícolas, contos de fada, peças teatrais, anúncios, medicina, moda, culinária, romances completos ou divididos em parte. Pode ser lido de trás para frente, de cabeça para baixo etc.

Imagens da exposição do SESC na 14ª Jornada de Literatura de Passo Fundo - RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário